gallery/oficialbanner
Ouça Nossa Rádio Ao Vivo - CX Radio
gallery/oficialbanner

Lei 11.470, de 06 de Julho de 1988, publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO pelo poder executivo em 08 de Julho de 1988.
O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NA ÉPOCA, SR. TASSO RIBEIRO JERESSATI.
Faço saber que a Assembléia  Legislativa  decretou e eu sanciono a seguinte lei:
Art.1º - Fica criado no município de Aquiraz o Distrito de “PATACAS”, com sede no povoado de igual nome, que é elevado à condição de vila.

Art.2º - O Distrito de “PATACAS”, tem a seguinte linha divisória:
Começa na ponte sobre o Rio Catú na Rodovia, CE-04 até a estrada Cajueiro do Ministro – Caponga , segue por esta referida estrada até a Estrada Saco-Cajueiro do Ministro até encontrar Araças-Tanques: segue pela Estrada Araças-Tanques até a estrada Araticum - Genipapeiro, segue pela Estrada Araticum-Genipapeiro até seu cruzamento com o Rio Catú: desce pelo Rio Catú até a ponte sobre o mesmo na Rodovia CE-04. 

Art.3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ,em Fortaleza, aos 06 de Julho de 1988.

DISTRITO PATACAS

gallery/1200px-patacas,_aquiraz_-_ce1

Criado em  13 de fevereiro de 1699, instalado em 09 de maio de 1713
Toponimia: Gente da Terra
Variação Toponimica: São José do Ribamar do Aquiraz
Padroeiro: São Jose de Ribamar - Dia 19 de Junho


 História:Suas raízes datam do último quartel do Século XVII, quando ainda originalmente incubado nos primórdios da colonização. Constam como sesmeiros e proprietários sucessivamente do Sítio Aquiraz, em primeira posse, o preador de índios Estevam Velho de Moura e, em segunda e terceira, Manuel da Fonseca Leitão e João Barros Braga. Seria deste último, por escritura de, compra e venda à Câmara Municipal, que se formaria o patrimônio no qual se fixaria o complexo urbano da Vila de São José de Ribamar do Aquiraz.
Aquiraz é conhecida como "a primeira capital do Ceará". Em seu perímetro central, situado em torno da bucólica praça Cônego Araripe, a qual tem traçado de missão jesuítica, encontram-se as principais edificações de interesse histórico-arquitetônico do local. Entre elas, podemos citar a imponente Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII.


Outros Monumentos importantes:Casa de Câmara e Cadeia iniciada no século XVIII e concluída no ano de 1877. Atualmente, o prédio sedia o Museu Sacro São José de Ribamar, fundado em 1967, sendo considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste.
O Mercado da Carne, hoje Mercado das Artes, século XIX, outrora centro comercial da cidade, impressiona o visitante pela particular técnica de construção, a qual prima pelo uso da carnaúba e do tijolo adobe. Sua parte central era o local de comercialização da carne, a harmonia geométrica da armação do telhado deixa transparecer o caráter arrojado do estilo.
A Casa do Capitão-Mor é um raro exemplar do casario setecentista do estado. Conhecida também como casa da Ouvidoria, nome do primeiro núcleo judiciário do Ceará, o singelo edifício é feito com paredes de pau-a-pique, reforçada com amarras de couro de boi, uma referência material ao ciclo econômico das charqueadas, o qual predominou na região durante o século XVIII.Os escombros das antigas Pontes Imperiais ainda podem ser contemplados nas margens do rio Pacoti. Conta-se que elas foram erguidas com material retirado das fundações do antigo "hospício", quando este foi demolido em 1854. 

AQUIRAZ

gallery/letra-caixa-em-aco-adesivado-pref-aquiraz
gallery/aquiraz
gallery/mapa

2018 - webradiopatacas.net